terça-feira, 28 de julho de 2009

Salvos da Imperfeição

Como as pessoas humanas enxergam a vida é diferente de como Deus vê a vida.
O entendimento de Deus é infinitamente superior ao entendimento de todos os demais seres viventes.
Os caminhos, os projetos, os planos de Deus são incomparavelmente mais nobres e elevados do que qualquer caminho, projeto ou plano humano.
O caminho de Deus é perfeito.
Qualquer caminho humano, por melhor que pareça, sem Deus, é imperfeito.
Foi o próprio Deus quem disse:
“Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos”... “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” – Isaias 55.8-9.
Sendo assim, ainda que busquemos a felicidade, ela não será plena em nós, sem que sua origem e experiência estejam em Deus;
Ainda que busquemos a paz, se não for a paz estabelecida pelo Príncipe da Paz, então a paz que desfrutaremos será condicional, circunstancial e eventual, ou seja, não será estável;
Se desejamos fazer do mundo (habitat) um lugar melhor, temos que ir além das nossas boas intenções e estratégias de restauração e preservação... Necessitamos andar no Caminho e vontade de Deus, pois o Caminho de Deus é perfeito, a vontade de Deus é perfeita e os planos e atos de Deus são perfeitos.
Os seres humanos buscam na filosofia e na experiência meramente terrena sua sabedoria de vida e existência... Sem a sabedoria de Deus tornam-se vazios e loucos.
A sabedoria de Deus é perfeita e perfeito é todo saber por Deus revelado.
Enquanto a sabedoria de Deus é luz que dissipa toda treva, a sabedoria dos seres humanos não passa de uma velinha que presume poder manter-se acesa em meio aos ventos misteriosos da existência e que poderá por si só, iluminar todo o universo existencial. O que é um engano.
Só a sabedoria ilumina e instrui todo ser humano integralmente.
Eis a sabedoria de Deus: “Deus é luz e Nele não há treva nenhuma” – 1 João 1.5.
Quando Deus se fez carne (ou encarnou), do Deus encarnado (Jesus Cristo) se diz: “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo ser humano no mundo” – João 1.9.
A Palavra de Deus é perfeita, pois a Palavra de Deus é a revelação da Sabedoria de Deus e a Palavra de Deus ilumina a mente e o caminho do ser humano: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” – Salmo 119.105.
E por isso é uma Palavra perfeita e poderosa para mover na vida e com a vida de toda pessoa que a escuta e recebe: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – Hebreus 4.12.
A Palavra de Deus é a sabedoria revelada de Deus.
Por que buscamos conselhos menos sábios se temos a Palavra (sabedoria revelada) de Deus?
A sabedoria de Deus diz que é porque os seres humanos estão perdidos e cegos em meio às trevas existenciais e não apenas não conseguem perceber tal deficiência em si mesmos, como acreditam que a resposta sobre a existência está em suas próprias mentes – “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” – Romanos 1.22.
Tiago “mete a colher” nessa questão de sabedoria humana x sabedoria de Deus: “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” – Tiago 3.13-17.
A sabedoria dos seres humanos é tão rasa e medíocre que nem lhes abre os olhos existências como os conduz a calabouços cada vez mais escuros. Por mais estranho que pareça, preferem cavar mais ainda suas covas a que sair delas.
O amor de Deus é perfeito.
O amor de Deus é perfeito primeiramente pela própria essência do amar.
Ou seja, o amor de Deus é perfeito, porque Deus ama com perfeição.
O amor de Deus não é como o amor dos seres humanos: volúvel, inconstante, falho e em muito egoísta e em nada altruísta. O amor humano em via de regra busca a satisfação e a realização de si mesmo e por isso mesmo, depende de retorno e/ou motivação do “objeto” amado.
O amor de origem meramente humana é obsessivo, muitas vezes possessivo, não poucas vezes interesseiro, e tem em si mesmo uma busca de satisfação pessoal marcada por uma pitada deveras significante de vaidade.
Já o amor de Deus é pleno e íntegro em sua entrega; é puro e verdadeiro em sua relação; é santo, espontâneo e voluntarioso no seu trato; e traz liberdade, cura e salvação como fruto na vida daquele que o percebe e desfruta; é compassivo e restaurador; é justo e disciplinador; o amor de Deus é eterno e, por isso mesmo, nada pode mudá-lo e/ou diminuí-lo. O amor de Deus não necessita de motivações e ou retorno do “objeto” amado, pois é um amor pleno.
O amor de Deus é perfeito porque Deus é perfeito e Deus é amor. Por isso Deus é a fonte onde toda pessoa que deseja o verdadeiro amor e o perfeito amar deve beber.
Sim, Deus é perfeito. Por isso o Caminho de Deus é perfeito; por isso a Vontade de Deus é perfeita; por isso a Palavra de Deus é perfeita; por isso as Obras de Deus são perfeitas; por isso a Graça de Deus é perfeita; por isso a Salvação de Deus é perfeita; por isso o amor de Deus é perfeito.
E o perfeito Deus se fez gente. Se fez gente e foi gente perfeita enquanto viveu e existiu entre as gentes.
Na Pessoa de Jesus, o Cristo, o perfeito Deus mostrou a todo ser humano o que é a perfeita obediência ao Pai celestial (Deus); a perfeita fé (conhecimento de Deus e do que Deus quer e pode fazer); a perfeita adoração; a perfeita conduta; a perfeita relação com Deus e com as pessoas; a perfeita dependência de Deus; o perfeito poder do Espírito Santo; a perfeita relação com a vida presente e com a vida eterna.
Foi para isso que Jesus Cristo veio nos salvar. Jesus Cristo veio nos salvar da imperfeição existencial e nos conduzir à perfeita existência. Isso sim representa viver e viver com abundância.
A vida só pode ser plena e perfeita se for vivida com Deus, em Deus e para Deus. E isso só é perfeitamente possível quando nos cremos em Jesus e nos tornamos seus discípulos. E isso quer dizer que só experimentaremos a vida perfeita e abundante de Deus em Cristo, quando renunciarmos nossa busca de vivermos por nossa própria conta e por nossa própria sabedoria e morrermos para nós mesmos e abraçarmos à sabedoria de Deus e deixarmos que o perfeito Cristo reino em nossos corações.
Creia em Jesus e você será salvo da imperfeição existencial e terá a vida eterna e, verá quão gloriosa é a vida de quem anda com Deus – O Perfeito; e será perfeito como você Pai celestial é perfeito.

Por: Paulo R. P. Cunha
Pastor da Igreja Betesda Maranata
Curitiba-PR

Um comentário: