sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VASILHAS VAZIAS


Certa mulher havia perdido o seu esposo. Os credores estavam à sua porta e com dois filhos para sustentar já não sabia mais o que fazer. Procurou então Eliseu um profeta de Deus para que juntos pudessem encontrar uma solução.

Neste encontro, Eliseu lhe perguntou. “Dize-me o que tens em casa. Disse ela: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Disse-lhe Eliseu. Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias não poucas. Depois entra, fecha a porta sobre ti e teus filhos, deita o azeite em todas aquelas vasilhas e põe à parte a que estiver cheia.” A mulher seguiu à risca as determinações de Eliseu. “Entrou em sua casa com seus filhos, fechou a porta atrás de si e começou a encher os vasilhames um após o outro que houvera pedido emprestado de seus vizinhos. Na medida em que iam sendo cheios os mesmos eram colocados de lado. Quando terminou de encher a última vasilha, o azeite parou de sair da botija”. Novamente a mulher procurou o homem de Deus para pedir novas instruções e ao fazê-lo, este lhe disse: “Agora vai e vende o azeite, paga a sua dívida. Você e seus filhos vivam do resto que sobrou do azeite”.

Esta história está registrada na Bíblia no livro de I-Reis 4:1-7.

É possível que situação semelhante ocorra. Uma tensão financeira ou algum outro episódio assola sua casa, a sua família, você já não sabe mais o que fazer. As contas estão a cada dia aglomerando-se. Seus sonhos e perspectivas no futuro estão cada vez mais longínquos. Seus credores estão à porta lhe tirando a paz, a tranqüilidade e a sua alegria, tudo fica insuportável e insatisfazível.

A mulher dessa história tomou uma iniciativa admirável. Ela procurou ajuda espiritual. Ela procurou alguém que pudesse orientá-la com a Palavra de Deus, um conselho com respeito e amor, essa orientação mudou a sua situação e entrou para história como uma mulher abençoada por Deus. Ela creu e agiu de acordo com a Palavra do homem de Deus e só assim pode ver o milagre.
Para vencer os nossos desafios e medos podemos imitá-la, não se detendo em coisas que não resolvam o nosso conflito, a fonte da busca precisa ser a mesma. Ela não procurou sorteios de jogos ou programas dominicais que realizam sonhos, ela foi direto pedir ajuda a um homem que era obediente a vontade de Deus. Ela o conhecia muito bem. Seu esposo fora um de seus discípulos da escola de profetas. Eles se encontravam diariamente para a leitura, estudo e oração. Com certeza a confiança que a impulsionava encontrá-lo, vinha do aprendizado que recebera de seu marido depois de algum tempo de companhia com o profeta Eliseu. Ao receber as instruções, cada detalhe foi seguido minuciosamente e com isso à benção chegou a sua vida, e em sua família.

Podemos aprender com esse fato, vamos usar a fé e a ação, e me permitam falar metaforicamente, vamos encher também nossas vasilhas com azeite. Saiba que o azeite biblicamente simboliza a unção ou direção do Espírito Santo em nossas vidas. Nós os vasos, precisamos ser cheios diariamente por este azeite que vem de Deus. Com este óleo podemos ter a sabedoria e o discernimento para agir em meio aos problemas e desafios.
Em nossos dias ter fé ou falar de fé, exige coragem, o endeusamento do materialismo e escândalos oriundos de alguns guias religiosos, pode nos levar a total incredulidade do poder de Deus, mas estejamos certos que Deus ainda faz milagres hoje. Existem homens e mulheres tementes a Ele que nos podem transmitir palavras de esperança. Busquemo-los e ouçamos com atenção seus conselhos e seremos abençoados.

Rev. Pedro Domingos Pereira Neto.
Pastor da Igreja do Nazareno em Picos

E-mail: minhaesperanza@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário